Como é a recuperação da cirurgia de desvio de septo (septoplastia)?

A recuperação após a cirurgia de desvio de septo pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente segue um padrão semelhante. Aqui estão algumas informações sobre o que esperar durante o período de recuperação:

  1. Primeiros Dias:

    Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal experimentar inchaço, desconforto e possivelmente algum sangramento nasal. A maioria dos pacientes relata algum grau de dor ou pressão na área nasal. O cirurgião pode prescrever analgésicos e outros medicamentos para aliviar o desconforto.

     

  2. Curativo e Tamponamento Nasal:

    Geralmente não utilizamos tampões nasais em cirurgias de septoplastia ou rinoplastia. 

    O paciente sai da cirurgia com um curativo interno chamado splint nasal, que consiste em uma placa rígida de silicone. Sua principal função é prevenir a formação de hematomas, além de ancorar o septo nasal e evitar sinéquias nos primeiros dias. 

    O splint é retirado em torno de 7-10 dias em consultório. 

    No caso das cirurgias que a melhoria estética está associada, deixamos ainda um curativo externo chamado aquaplast, que funciona como um “gesso”, que mantém fixas as fraturas nasais e ajuda o paciente a se lembrar que operou. 

     

  3. Restrições Atividades:

    Com o intuito de evitar sangramento nasal, recomendamos um mês sem atividade física e quinze dias sem relação sexual, após a cirurgia.

     

  4. Inchaço e Hematomas:

    A intensidade do edema e a ocorrência de hematomas varia de paciente para paciente, mas em graus diferentes, são naturais do pós operatório de cirurgias estétitcas nasais.

     

  5. Cicatrização Interna:

    A área interna do nariz estará se curando e é normal ter alguma dificuldade respiratória nos primeiros dias. Conforme o tempo passa, a respiração melhora à medida que a inflamação diminui e a área interna cicatriza. Esse processo pode levar até 2 meses. 

     

  6. Retorno às Atividades Normais:

    A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho e às suas atividades dentro de 7 a 14 dias após a cirurgia, dependendo da extensão da intervenção e da taxa de recuperação individual.

     

  7. Acompanhamento Médico:

    A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho e às suas atividades dentro de 7 a 14 dias após a cirurgia, dependendo da extensão da intervenção e da taxa de recuperação individual.

     

  8. Resultados Finais:
    O resultado final nas cirurgias estéticas nasais se dá em torno de um ano. |
    É essencial ter em mente que cada paciente é único e a recuperação pode variar. Além de ter paciência é fundamental que o paciente comunique ao seu cirurgião sobre qualquer alteração que considere suspeita. Assim, medidas podem ser tomadas de acordo com a necessidade, visando sempre o melhor resultado possível.